domingo, 26 de dezembro de 2010

Felicidade nos relacionamentos está nas pequenas atitudes


A vida movimentada muitas vezes nos faz sentir girando em uma espiral sem controle e acabamos até mesmo nos esquecendo das pequenas coisas que nos fazem felizes ou mesmo que fazem que as pessoas que estão conosco fiquem mais próximas.

Um artigo publicado no periódico Personal Relationships diz que o modo como demonstramos gratidão pode melhorar – e muito – nossa convivência diária com as outras pessoas, especialmente com os parceiros românticos.
Humanos são seres sociais e as pessoas se ajudam o tempo todo. Mas apenas fazer algo por alguém não garante que essa pessoa sinta gratidão. Mas além da possibilidade de não experimentar esse sentimento, há diversas formas de perceber um gesto de ajuda de outra pessoa, como ressentimento, falta de habilidade de entender o gesto alheio ou medo de se sentir em débito com alguém. Muitas pessoas não sabem receber ajuda.
Mas isso não é motivo para desistir. Sara Algoe, da Universidade da Califórnia, EUA, e uma das responsáveis pelo estudo, aponta que demonstrar gratidão tem a capacidade de melhorar os relacionamentos como um todo, especialmente com os parceiros românticos, como namorados (as), maridos e esposas.
“Sentimentos de gratidão e generosidade ajudam a tornar os relacionamentos mais sólidos, e isso acaba se tornando uma via de mão dupla, pois a pessoa também se esforçará para demonstrar que dá atenção aos seus atos”, diz Algoe. Os autores também afirmam que a gratidão é um sentimento que nos ajuda a procurar, lembrar e cobrar de nós mesmos uma ação positiva em relação às pessoas com as quais convivemos.
O estudo acompanhou mais de 60 casais que classificavam seu próprio relacionamento como satisfatório. Os pesquisadores identificaram então os fatores diários de flutuação desse nível de satisfação e tentaram fazer paralelos com pequenas ações de recompensa – ou gratidão – observadas, como se oferecer para fazer as compras de casa para a parceira ou levar os filhos para uma caminhada enquanto o parceiro ficava um tempo sozinho.
Mesmo após uma ação gratificante, os parceiros indicavam que se sentiam bem por conta da ação do dia anterior, por exemplo. Isso, dizem os pesquisadores, serviria como um mecanismo que fortalece os laços sociais.
A pesquisa aponta, entretanto, que esse sentimento só é positivo quando a sensação de débito não está presente. A resposta de débito emocional – ou seja, quando os pares cobram atitudes em troca de favores anteriores – pode minar os esforços no sentido de aproximação, pois algo que seria visto como generosidade passa a ser visto como um estressor, pois para cada ato recebido as pessoas passariam a esperar uma cobrança posterior.
-