Em 2025 o Brasil ocupará a 6ª população de idosos no mundo e a 1ª na America Latina. A OMS considera um país envelhecido quando 14% da sua população possui mais de 65 anos. Na França, por exemplo, este processo levou 115 anos. Na Suécia, 85. No Brasil, levará pouco mais de duas décadas, sendo considerado um país velho em 2032, quando 32,5 milhões dos mais de 226 milhões de brasileiros terão 65 anos ou mais. Precisamos nos preparar para viver esse período com funcionalidade e de forma ativa.
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
MUDANÇAS ESTRUTURAIS E FUNCIONAIS ASSOCIADAS À IDADE
Veja os principais efeitos da idade sobre o organismo
Sistema Mudanças estruturais Mudanças funcionais
CARDIOVASCULAR - Redução do tempo de relaxamento e da complacência do miocárdio - Aumento da pressão arterial- Redução do fluxo sanguíneo ao músculo esquelético- Menor volume de ejeção
MUSCULAR - Diminuição do tamanho da fibra muscular- Redução do número de unidades motoras- Sarcopenia - Diminuição da força, velocidade e potência- Limitação funcional nas atividades da vida diária e atividades intermediárias da vida diária- Aumento do tempo de tensão
ENDÓCRINO - Falha na regulação da homeostasia - Aumento nos níveis de insulina- Redução da sensibilidade a insulina- Redução dos níveis de GH e IGF-1- Redução dos níveis de testosterona.
NERVOSO - Redução do tecido cerebral (10% entre os 30 e 90 anos)- Diminuição de certas enzimas, receptores e neurotransmissores- Desmielinização - Diminuição da taxa de condução nervosa- Diminuição de controle do sistema postural e reflexos posturais- Redução da capacidade coordenativa.
ESQUELÉTICO - Redução da massa óssea- Redução da cartilagem que cobre as extremidades ósseas - Osteoporose e aumento no risco de quedas- Osteoartrite e dor ao movimentar-se.
COMPOSIÇÃO CORPORAL (não classificado como sistema) - Redução absoluta e relativa da massa magra- Aumento da massa gorda e % GC (Percentual de gordura corporal) principalmente na região central do corpo - Redução do metabolismo basal- Aumento do risco de obesidade e doenças crônicas.
Ainda, segundo a literatura, temos 3 tipos de envelhecimento:
- Normal ou eugênico: que se refere ao envelhecimento e suas alterações funcionais que não são resultados de doenças;
- Patológico ou patogêncio: Que se refere aos efeitos da idade resultantes de perturbações ambientais, mutações genéticas e acidentes da natureza;
- Ótimo: preservação da capacidade funcional e da qualidade de vida.
Dessa forma, as estratégias para o envelhecimento saudável devem ser estimuladas e incluem a prática regular de exercícios que estimulem a força, potência, o condicionamento físico, a flexibilidade e o equilíbrio. Só para termos uma idéia da importância desses tipos de exercícios, 35% de mortes prematuras poderiam ser evitadas se as pessoas se exercitassem com regularidade e se alimentassem com mais qualidade.
INFORMAÇÕES RETIRADAS DO ARTIGO
GEITHNER CA, McKENNEY, DR. Strategies for aging well. National Strength and Conditioning Association. 32(5): 36-52, 2010
Assinar:
Postagens (Atom)