segunda-feira, 10 de abril de 2017

Os idosos representarão um quarto da população mundial projetada, ou seja, cerca de 2 bilhões de indivíduos (no total de 9,2 bilhões de pessoas).





Os idosos representarão um quarto da população mundial projetada, ou seja, cerca de 2 bilhões de indivíduos (no total de 9,2 bilhões de pessoas).

O envelhecimento da população brasileira está relacionado a um fenômeno mundial. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) em seu último relatório técnico “Previsões sobre a população mundial”, nos próximos 43 anos o número de pessoas com mais de 60 anos de idade será três vezes maior do que o atual. 

O IBGE de 2010, encontrou 206.843 mil mulheres entre 90 a 94 anos. O Censo encontrou 2.917.391 pessoa acima de 80 anos, ou seja, quase 3 milhões de pessoas, esse número é o equivalente à população do Uruguai. No futuro, aumentará a população que viverão até essa idade e poderão alongar o tempo de sobrevivência com qualidade de vida e independência” “História do futuro, o horizonte do Brasil no século XXI” de Miriam Leitão.
Estudo mostra que idosos que praticam exercícios físicos regularmente procuram menos atendimento médico que os sedentários. Com o tempo, tem-se uma perda significativa, de todas as capacidades motoras, tais como: Flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora, força, além de uma grande perda da massa muscular e óssea resultando assim em um aumento da gordura corporal.
A atividade física na terceira idade entra como um elemento indispensável, para um processo de envelhecimento saudável.
Pratique! Invista em saúde.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Importância do Treinamento Resistido (Musculação) no Envelhecimento




Os fatores que exigem mais atenção quando pensamos em passar atividades físicas para idosos são a intensidade e o volume de treino, que não podem ser os mesmos de um indivíduo mais jovem. Os aparelhos podem ser os mesmos, já os exercícios dependem de adaptação e reflexão sobre o grau de dificuldade e a carga, que deve ser. Nada de muito peso ao indivíduo idoso.

Para musculação é importante utilizar aparelhos máquina ou os articulados, como supino, remada, desenvolvimento da deltoide, extensão do tríceps, rosca direta, trabalho de extensão e flexão de joelhos e abdominais. Nesses exercícios é interessante trabalhar com o método alternado por segmento e trabalhar com séries com poucas repetições e carga moderada.

A musculação pode ser realizada por qualquer idoso, desde que tenha bons profissionais para atender e atingir os objetivos com sucesso. O único motivo que faz com que a musculação seja contra-indicada, é através de uma prescrição médica, diagnosticando o indivíduo idoso a não realizar exercícios na sala de musculação. Além do fator qualidade de vida que a musculação traz para todos os praticantes, na terceira idade ela favorece no tratamento e prevenção das doenças do sistema esquelético, como por exemplo, a osteoporose. É importantíssimo trabalhar o fortalecimento das articulações, ligamentos e tendões, já que nessa fase da vida é necessário uma atenção redobrada em todos esses quesitos, já que as entorses acontecem com uma frequência maior. As atividades físicas para pessoas da terceira idade também são muito importantes para o controle e prevenção do colesterol, diabetes e alterações da pressão arterial, e na ativação do sistema metabólico.
Nós, profissionais da Educação Física, devemos fazer uma anamnese com o aluno, para saber sobre seus objetivos e expectativas referente a musculação, buscar informações dos exames médicos que tem que ser feitos periodicamente por eles, se há restrições por parte do médico e, por fim, pegar as circunferências, peso e avaliar os desvios posturais, para quando o aluno marcar um retorno na avaliação mostrar e comparar os resultados do antes e depois dos treinos.
Então entra a segunda parte, através da periodização que o professor elabora para o idoso aumentar, gradativamente, o seu esforço. A ideia é mexer somente na intensidade dos exercícios e não em volume, e exigir todos os músculos por iguais para que haja essa equivalência na hora do ganho de massa muscular, mesmo ela sendo mais lenta nessa fase da vida. Podemos sugerir para um idoso ir treinar na musculação até três vezes na semana em dias alternados, para justamente não haver uma sobrecarga dos treinos nas articulações e importante também para haver um tempo de recuperação ou descanso muscular adequado, para que no próximo treino o estímulo continue em crescente.
Portanto, devemos alertar que o Treinamento Resistido como a musculação, além de proporcionar enrijecimento da musculatura, ajuda a melhorar a qualidade de vida, promovendo saúde e bem-estar, prevenção e tratamento de doenças ou qualquer tipo de complicação na saúde. Economicamente, os exercícios também ajudam, pois gasta-se muito menos com remédios melhorando a disposição e afastando o estresse para bem longe.

domingo, 22 de janeiro de 2017

Manter-se ativo na terceira idade, a verdadeira Fonte da Juventude



Temos que assumir o corpo que somos e não o corpo que temos. Nascer é vital, viver é natural, mas saber envelhecer com qualidade de vida é um privilégio.

Idoso. A palavra, muitas vezes, remete a maioria das pessoas à proximidade do fim. Porém, o que muitas delas não sabem é que a população idosa vivencia um processo evolutivo e progressista há alguns anos. O idoso que não saía de casa para cuidar do neto e ficar vendo TV não é mais a maioria na sociedade. Agora, o idoso é consciente, esclarecido, proativo, participativo, flexível e adaptável. Diferente daqueles idosos sedentários da década de 70, que reclamavam frequentemente de lordose, cifose e escoliose, os idosos do século 21 são dançarinos, viajantes, atletas e praticantes de caminhada. Aquele idoso que tinha osteoporose e ficava com medo de agravar o problema ao praticar atividade física, hoje em dia tem consciência das graves consequências se não optar pela qualidade de vida e não fazer exercícios. Hoje, é possível encontrar alunos de 90 anos, totalmente conscientes nas academias. Hoje em dia, o idoso acredita muito mais no potencial dele. Com isso, começa a querer praticar diversas atividades físicas e a importância da boa orientação é fundamental. 

Condicionamento físico, flexibilidade, alongamento, exercício localizado, resistido, relaxamento, reabilitação muscular, entre outros.

Conhecimento - Amor - Paciência e Disposição é um compromisso com nossos clientes.