quarta-feira, 11 de março de 2020

O que é saúde para o idoso?

O #envelhecimento é um "processo de diminuição orgânica e funcional, não decorrente de doença, e que acontece inevitavelmente com o passar do tempo". ... Tal critério foi definido em 1982, na 1ª Assembléia Mundial do Envelhecimento. Os países desenvolvidos consideram a pessoa idosa com idade de 65 anos ou mais.

É importante pontuar que existe uma diferença no uso dos termos envelhecimento, idoso, velhice e terceira idade. O envelhecimento deve ser entendido como um processo natural da vida que traz consigo algumas alterações sofridas pelo organismo, consideradas normais para esta fase. ... O idoso é o sujeito do envelhecimento.

A importância do apoio emocional, que envolve expressões de amor e afeição está associada a desfechos positivos na vida dos idosos, como saúde e bem-estar.

Os idosos valorizam mais o apoio emocional em relação aos apoios instrumentais e econômicos. Acredita-se que esse resultado deve-se ao fato de serem independentes física e economicamente, percebendo o apoio emocional como o mais necessário para si. No que se refere à categoria manter-se ativo, nota-se que os idosos relacionam mais a atividades que os mantenham com alguma ocupação e oportunidades de lazer. Assim, para eles, estar ativo parece envolver mais os aspectos individuais do que os coletivos. 




Na categoria ter sentimentos positivos, os idosos mencionam que envelhecimento saudável significa ter uma vida tranquila, sentir-se bem e não ter preocupações. Essa relação com sentimentos positivos também foi encontrada em outros estudos, nos quais o viver alegre e com harmonia, ou seja, com bem estar psicológico, estão dentre os aspectos que relacionam ao envelhecimento bem-sucedido e saudável. 

O envelhecimento saudável não está restrito à ausência de doenças e incapacidades pessoais e sim relacionadas à importância de englobar nas práticas de promoção da saúde o estímulo ao empoderamento, à capacidade desses usuários se verem como cidadãos. Com isso, se tornam mais ativos e participativos nas decisões sobre a sua saúde e sua comunidade. Nesse contexto, os profissionais de saúde que atuam na atenção básica exercem papel fundamental nas ações de promoção da saúde da pessoa idosa. 

Um ponto importante é a falta de oportunidade de praticar atividade física na terceira idade que fazem com que os idosos desanimem ainda que tenham muita vontade de viver, e para essas pessoas a atividade física é um modo de mostrar que ainda são capazes de fazer coisas extraordinárias.

Por isso, devemos trabalhar no objetivo de obter um melhor estilo e qualidade de vida aos idosos, e em posse do conhecimento acerca das atividades físicas e inserir uma rotina de exercícios para essa população.

Conte comigo no apoio da melhora da qualidade de vida e saúde no envelhecimento.Rosmeire Paixão - Professora de Educação física -#PersonalTrainer11 985587484