Em 2025 o Brasil ocupará a 6ª população de idosos no mundo e a 1ª na America Latina. A OMS considera um país envelhecido quando 14% da sua população possui mais de 65 anos. Na França, por exemplo, este processo levou 115 anos. Na Suécia, 85. No Brasil, levará pouco mais de duas décadas, sendo considerado um país velho em 2032, quando 32,5 milhões dos mais de 226 milhões de brasileiros terão 65 anos ou mais. Precisamos nos preparar para viver esse período com funcionalidade e de forma ativa.
quarta-feira, 25 de julho de 2012
Como lidar com o corpo na terceira idade - uma visão Gerontológica
Entrar na terceira idade, para muitos, representa uma verdadeira quebra na existência do ser. O passar do tempo faz com que o círculo de relações familiares e de amigos diminua pelo processo natural de dispersão, óbitos etc. ficando o geronte com a impressão de perder bruscamente a base de sua razão de ser social.
Abre-se então, nesta fase, uma porta através da qual se desenvolve um sentimento de inutilidade, de marginalização da vida comunitária.
“Na solidão dos dias vazios, a pessoa que havia esquecido a presença de seu corpo, reinicia com ele um diálogo desafinado, e observa com inquietude e desagrado os fatos que se tornam mais evidentes com a inatividade”.
Paul Vanucem
É sabido que até certo ponto as fortes motivações podem ser fontes de juventude prolongada. Portanto, a ciência do movimento humano, através de todas as suas possibilidades é capaz, por si mesma, de suscitar tais paixões, ainda que em época tardia da existência.
O Jogo como comunicação prazerosa é uma das formas de encontrar na brincadeira uma ferramenta para a vida, de comunicação e de provocar o encontro com seu semelhante e consigo mesmo.
Atividades de estimulação sensorial e visual resgata a confiança, a sintonia e o prazer de ouvir e ser ouvido. Desperta o espírito de simpatia, responsabilidade, lealdade e gratidão.
Respiração, Relaxamento, Massagem e Consciência Corporal - O Corpo como veículo de comunicação e suas razões do “sentir”
Atividades Aquáticas recreativas, divertem, aumenta o número de amizades e aumenta a predisposição para outros afazeres.
A Dança Criativa e Dança de Salão, libera tensões e emoções e resgata a sensualidade de cada um.
"Há tanta história na vida desses avós
Que se a gente pudesse ouvi-los contar,
Perceberíamos que nós, sim, estamos sós,
Quando não temos nem tempo para escutar.
Quanto mistério há em cada coração
De cada avô, de cada avó e nós nem sabemos.
Tanta aventura, tanto amor, tanta paixão,
Vivemos tanto... e diante deles, o que temos ?"
De Luiz Poeta
Rosmeire Paixão – Profissional de Educação Física
CREF 11382-G/SP
Atividade Física e Qualidade de Vida
Assinar:
Postagens (Atom)