O brasileiro está vivendo mais. A expectativa de vida no Brasil chegou a 76 anos, de acordo com a projeção de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e o maior desafio das atuais gerações é alcançar a longevidade com qualidade de vida. Porque, para viver muito, é preciso viver bem! Uma série de hábitos positivos pode colaborar para uma terceira idade saudável, e um deles é a prática regular de atividades físicas.
Movimentar o corpo pode auxiliar na prevenção ou tratamento de males como a depressão, diabetes, osteoporose e doenças cardíacas, além de contribuir pela melhora na qualidade de vida. Na terceira idade, em especial, quando a mobilidade e a força muscular ficam comprometidas, praticar exercícios ajuda a melhorar a resistência física e a disposição para atividades do dia a dia, além de gerar mais confiança e independência.
A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) recomenda que a prática de exercícios físicos esteja na rotina de pessoas de qualquer idade, uma vez que os exercícios vão se refletir na qualidade de vida e no envelhecimento ativo. E vale lembrar que os benefícios não são apenas físicos, mas também psicológicos e sociais, uma vez que também podem influenciar na autoestima do idoso.
Musculação
Associar exercícios aeróbicos com exercícios resistidos (musculação) também contribui positivamente para a saúde. A musculação ajudar a aumentar a força muscular e o desempenho físico geral, e como consequência, previne o avanço de limitações funcionais e ainda contribui para o alívio de dores crônicas, como a artrite. O treino ideal para cada indivíduo se exercitar com segurança, adaptado a suas possíveis limitações, deve ser desenvolvido e acompanhado por um profissional de educação física.
Contrate a sua personal trainer agora: 📞 11 985587484
Os principais benefícios da prática de atividades físicas na terceira idade
Melhora do condicionamento físico e disposição
Melhora da qualidade do sono
Diminuição da ansiedade e do estresse
Ampliação do contato social
Controle do peso
Melhora na mobilidade e no equilíbrio
Melhora no controle da pressão arterial
Preservação dos ossos e articulações
Melhora dos quadros de dor em geral
Promoção da independência e autonomia
Melhora o humor e a sociabilização
Olá. Achei muito bom este espaço. Gostaria que desse uma olhada no que escrevo sobre a terceira idade. Acesse www.umavozdebetim.com.br e clique em TERCEIRA IDADE. Um abraço, paz e bem.
ResponderExcluir