Em 2025 o Brasil ocupará a 6ª população de idosos no mundo e a 1ª na America Latina. A OMS considera um país envelhecido quando 14% da sua população possui mais de 65 anos. Na França, por exemplo, este processo levou 115 anos. Na Suécia, 85. No Brasil, levará pouco mais de duas décadas, sendo considerado um país velho em 2032, quando 32,5 milhões dos mais de 226 milhões de brasileiros terão 65 anos ou mais. Precisamos nos preparar para viver esse período com funcionalidade e de forma ativa.
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
A Conquista da Liberdade!
A independência funcional e psicológica - A Conquista da Liberdade!
Dependencia Física gera a dependencia emocional: A partir dos 40 anos, o organismo tende a trocar massa muscular por tecido adiposo (gordura), e esse processo é intensificado após os 60, sendo pior entre idosos sedentários. A perda de musculatura compromete o equilíbrio nessa faixa etária, levando a um dos fatores de risco mais importantes: a queda pela fraqueza das pernas. Levantamentos mostram que 11% das quedas geram uma lesão muito importante. Os outros 89% tem muitas seqüelas: as pessoas ficam com medo de cair de novo e isso restringe as atividades. A família fica em cima, superprotege; com isso, o idoso se movimenta menos, perde-se tônus muscular e a pessoa cai de novo, criando um círculo vicioso. Sem contar que o centro de equilíbrio do corpo se altera pela falta de força e flexibilidade fazendo com que o idoso passe a andar com os joelhos levemente flexionados, agravando uma série de problemas na coluna vertebral e a incapacidade de se locomover sem apoio.
O exercício físico é um fator determinante no processo de envelhecimento. As evidências epidemiológicas nos dão respaldo para entender que a adoção de um estilo de vida ativo ao longo da vida, são necessários para a promoção da saúde e a completa independencia para viver de forma saudável, após os 60 anos.
Devemos lembrar que a atividade física não traz benefícios somente à locomoção, mas também na melhora do organismo em geral, levando a uma completa interação entre os aspectos positivos, tanto aqueles ligados à parte física como os da parte psicológica, que por sua vez, levam a promoção da independencia.
Quando em estado de dependencia o idoso sente-se um peso para as pessoas, assumindo um padrão de comportamento rude em relação aos que o cercam.
E lembrem-se: ENVELHECIMENTO é um fenômeno biopsicossocial (biológico, sociológico e psicológico) que atinge o ser humano em sua existencia na sociedade, manifestando-se em todos os domínios da vida (Stoppe, 1994/Vargas, 1992).
Rosmeire Paixão - Personal Trainer
Exercício Físico - Nutrição e Suplementação - Emagrecimento e Envelhecimento Saudável
Registrada no Conselho Regional de Ed. Física sob o Nº 11382-G/SP
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário