Em 2025 o Brasil ocupará a 6ª população de idosos no mundo e a 1ª na America Latina. A OMS considera um país envelhecido quando 14% da sua população possui mais de 65 anos. Na França, por exemplo, este processo levou 115 anos. Na Suécia, 85. No Brasil, levará pouco mais de duas décadas, sendo considerado um país velho em 2032, quando 32,5 milhões dos mais de 226 milhões de brasileiros terão 65 anos ou mais. Precisamos nos preparar para viver esse período com funcionalidade e de forma ativa.
sábado, 4 de setembro de 2010
As pessoas devem ser ensinadas para a velhice assim como as crianças para a vida adulta
O envelhecimento é um fenômeno fisiológico, progressivo e inerente a todo ser humano. No entanto, ele não será necessariamente patológico, doentio. Iniciando aos 30 anos de idade, o envelhecimento prossegue num rítmo de 1% ao ano, podendo sofrer uma aceleração quando não estiver associados a bons hábitos diários e a um programa de exercícios diários, pois alguns indicadores começam a surgir: rugas, linhas de expressão,pele e músculos perdem tonicidade, aumenta a porcentagem de gordura, a visão e audição são reduzidas, os ossos se afinam e se tornam quebradiços. A vitalidade e a resistencia declinam progressivamente dificultando a realização das atividades. A pressão arterial sofre alterações...Paralelamente, mutações celulares começam a fugir do nosso controle provocando tumores malígnos que matam uma pessoa a cada 3, principalmente após os 65 anos de idade.
No entanto, apesar de alguns decréscimos de eficiencia e capacidade físico-motora, à medida que envelhecemos, não se deixa de ser possível manter um nível relativamente alto de desempenho físico e mental por muitos anos.
"Aqueles que mantem uma vida ativa de forma física, cognitiva e social serão sempre privilegiados"
"CADA UM DE NÓS COMPÕE A SUA HISTÓRIA E CADA SER EM SI CARREGA O DOM DE SER FELIZ" Almir Sater.
Consulte sempre profissional de Ed. Física especialista. Existe uma ciencia atrás do seu Personal Trainer
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário